A NOSSA HISTORIA
Decorria o ano de 1954 quando se efectuou a primeira tentativa para criar a Federação Portuguesa de Damas (FPD). Apesar dos vários esforços, tal não foi possível. Entretanto, a actividade damista em Portugal era divulgada através de alguns jornais e da Enciclopédia Damista, sob a responsabilidade de Cândido de Sena Carneiro, médico em Fafe e grande apaixonado pela modalidade.
Vinte e quatro anos depois, em 17 de Junho de 1978, na Sociedade Incrível Almadense, foi eleita a Comissão Promotora da Federação Portuguesa de Damas, responsável pela sua criação.
A 18 de Maio de 1980, teve lugar a primeira Assembleia Geral, onde foram eleitos os primeiros Corpos Gerentes e aprovados os Estatutos desta Federação, com sede na rua Sociedade Farmacêutica nº. 56 – 2º. em Lisboa.
A Escritura Notarial teve lugar a 22 de Julho de 1980, tendo sido publicada em Diário da República a 26 de Setembro do mesmo ano.
Assim, a partir de 1980, os Campeonatos Nacionais, Taça de Portugal e outras competições, passaram a ser oficiais e organizadas com regularidade.
Nos primeiros anos, as Damas estiveram circunscritas, sobretudo, à variante de 64 casas (Damas Portuguesas) e em geografia nacional.
No presente, a FPD quer incrementar também as Damas em tabuleiro de 100 casas (Damas Internacionais) e passar a organizar também competições internacionais, incluindo Campeonatos do Mundo.
