Comunicado
- No dia 26 de Novembro de 2024, a Federação Portuguesa de Damas (FPD) emitiu um comunicado no qual suspendeu a homologação do 23º Campeonato Nacional Individual de Damas Rápidas, tendo em conta indícios de irregularidades e anomalias nele registados, assim como a utilização de critérios de desempate contrários às disposições regulamentares.
- Relativamente às irregularidades e anomalias, a FPD, decide dar por encerrada a polémica. Esta decisão do Presidente foi partilhada com a Direção no seu todo, mas também com o Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral e com o Conselho de Justiça.
- A decisão resulta, tanto da dificuldade de demonstração cabal dos factos em causa, como da adoção do princípio de que, em certas circunstâncias, mais do que a condenação e a punição, importa promover a reconciliação e criar condições que previnam a repetição no futuro de fenómenos semelhantes.
- Relativamente à incorreta aplicação dos critérios de desempate, apurou-se que o facto resultou de um erro técnico, sem dolo, da responsabilidade da FPD.
- Corrige-se esse erro, o que origina a inversão de posições entre o segundo e primeiro lugar da classificação anterior, não sendo afetados os outros lugares da grelha.
- Veríssimo Dias, atleta na altura e presentemente Presidente da Direção, em consciência e para que se não lhe possa minimamente imputar um papel de juiz em causa própria, renuncia ao título que lhe cabia por correta aplicação dos critérios de desempate.
- Assim, o segundo classificado, Osório Santos, transita para primeiro lugar, subindo automaticamente os restantes atletas também um posto, e não havendo vigésimo classificado.
- Esta decisão, entra imediatamente em vigor, devendo, contudo, em próxima Assembleia Geral da FPD, ser validada ou anulada, por voto secreto.
23 de Dezembro de 2024
O Presidente Veríssimo Dias